sábado, 25 de novembro de 2017

O que é alforria da terra?

Alforria da terra era uma reinvidicação dos negros libertos pela Lei Áurea. Após a libertação, eles saíram das fazendas onde viviam e ficaram vagando pelas estradas, sem ter onde dormir ou o que comer. Os negros que trabalhavam dentro das sedes da fazenda, aprendiam algum ofício, mas os outros só sabiam trabalhar com a lavoura.
A Constituição Federal de 1988, estabelece através da reforma agrária o direito de terras para os habitantes de comunidades negras rurais, descendentes de africanos escravizados, que vivem da produção feita em suas terras. São conhecidos como comunidades quilombolas, onde eles mantêm viva as tradições orais e culturais de seu povo.
Hoje existem várias terras de comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil.


Comunidade quilombola em Valença - RJ
Postado por Ana Cristina Silvino às 23:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trecho do filme Canudos.

Antônio Conselheiro era um monarquista e como sertanejo do inteirior do Brasil, desconfiava de tudo que fosse modernidade, incluindo a R...